19 de ago. de 2010

Entrevista com Silvia Ribeiro

Hoje em nosso jornal, entrevistaremos a psicóloga Silvia Ribeiro,33 anos de idade. Silvia trabalhou por 5 anos em uma clinica onde só atendia jovens com transtornos alimentares.

J: Silvia, você poderia fazer um resumo breve do que são transtornos alimentares?

S: Transtorno alimentar é um problema na maioria da vezes psicológico, despertado em jovens de toda as idades por diferentes motivos.

Alguns dos transtornos mais conhecidos são transtornos como a anorexia e a bulimia (que hoje em dia não são raros de serem encontrados de jovens entre 11 e 18 anos de idade).

J: Por que os jovens são o principal foco destas doenças?

S: A maioria dos adolescentes é muito vulnerável a opiniões (principalmente a dos amigos), em um grande período da adolescência tudo o que eles querem é se encaixar em um grupo, e muitos estão dispostos fumar, usar drogas e álcool para serem “aceitos”, nesses momentos que acabam desenvolvendo a doença.

Outro motivo pode ser por influência dos padrões de beleza impostos pela mídia. As pessoas (no geral meninas) que começam a “pirar” para ficar sempre em forma, muitas vezes se esquecem da questão saúde. Ficam tão concentradas em perder peso que muitas chagam a morrer por isso.

J:Tratando das duas doenças mais conhecidas: anorexia e bulimia (como já foi dito), quais são os sintomas de pessoas que possuem essa “paranóia”?

S: Pessoas anorexicas ficam longos períodos sem comer, sempre inventando desculpas para alongar esse período, ficam com falta de energia, desanimadas, magras e muitas vezes têm desmaios repentinos.

Pessoas bulimicas comem exageradamente muito, muitas vezes são muito ansiosas, após comer sentem depressão, culpa e vergonha, vomitam tudo o que comem após as refeições, As compulsões alimentares muitas vezes são desencadeadas por sentimentos de ansiedade e angústia frente ao estresse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário