22 de ago. de 2010

Reportagem: Bulimia

Por conta de um padrão da beleza que vê a magreza como felicidade, muitos acham que precisam fazer o impossível para atingir essa meta. Esse desespero por roupas de um tamanho menor pode causar um sério problema, a bulimia. A bulimia é um distúrbio psicológico e que provoca uma fome compulsiva, levando a pessoa a consumir grandes quantidades de alimento em um curto período de tempo.

“O que chama a atenção em pessoas com esta doença é pelo fato de às vezes possuírem belos corpos, ou seja, não são pessoas magras e que para não ganharem peso, provocam o vômito, tomam laxantes e diuréticos, ou fazem exercícios físicos de forma abusiva”, afirma Maria Clara Oliveira, endocrinologista especializada em casos de bulimia.

A pessoa bulímica possui essa doença através de certas causas: ênfase para predisposição genética, pressão familiar, valorização do corpo magro como ideal de beleza. Essas causas podem levar à pessoa a morte, na qual é a principal conseqüência da doença. Outras conseqüências são lesões irreversíveis, depressão, irregularidade menstrual, ossos e dentes frágeis e outras de diversas variedades.

“O tratamento é feito por uma equipe especializada, composta por psicólogo, nutricionista e médico. De início não é tão fácil diagnosticar a doença porque os sintomas não são tão claros”, avisa Maria.

Há registros de que 70% das pessoas que tiveram bulimia se curaram. Hoje em dia as pessoas estão tão bem informadas sobre este assunto que podem reverter esses registros, fazendo com que eles subam e pessoas não tenham conseqüências graves com essa doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário