19 de ago. de 2010

Editorial: Maturidade


Enquanto muitos garotos na fase pré-adolescente ainda são obcecados por futebol ou passam horas na frente do vídeo game, as meninas estão ganhando responsabilidades e já largaram as bonecas.

Muitas pessoas ainda não sabem por que isso acontece, mas já foi cientificamente comprovado, que a maturidade é algo muito diferente entre meninos e meninas. As meninas amadurecem primeiro que os meninos devido a uma série de fatores, como por exemplo: O desenvolvimento do corpo acontece antes nas meninas. A partir dos nove anos, elas estão se preparando para entrar na puberdade. "Nas meninas, a programação genética faz com que os hormônios sexuais revelem-se mais cedo. Para eles, a puberdade chegará depois. Nessa fase, o ritmo do crescimento começa a se modificar e elas podem ultrapassar momentaneamente os meninos na altura. A maior diferença se dará por volta dos 13 anos, quando a altura média dos meninos é de 1,54m e a das meninas fica em torno de 1,57m", esclarece o pediatra da Casa de Saúde São José, Ricardo Lopes Pontes.

Elas adoram verbalizar e preferem uma fofoca a um exporte em grupo.

O amadurecimento feminino também é mais acelerado porque o comportamento da família em relação a elas muda. O jeito de sentar, de andar, de se vestir acaba influenciado pela opinião dos pais/família, que chamam a atenção sobre o comportamento social delas, “pois já estão virando mocinhas” e nem tudo que faziam pode mais ser feito.

Por esses fatores, é tão comum que meninas entre 12-15 anos prefiram meninos mais velhos, e não dêem bola a seus colegas de sala.

Também, o que poucos sabem, é que existem meninas (e alguns meninos) que passam pelo chamado: amadurecimento precoce.

Para muitas pessoas, o amadurecimento precoce é obrigado, como nos casos de meninas adolescentes grávidas, pessoas tendo que lidar com situações muito difíceis ou além de suas capacidades. Essas pessoas são “obrigadas” a amadurecer, para lidar com sua realidade.

É comum nas grandes cidades, por exemplo, você entrar num shopping ou em qualquer outro lugar público e ver meninas de seis, sete anos, vestidas como mulheres. Às vezes até meninas mais novas do que isso usando maquiagem e sapato de salto alto e com cabelo e unhas pintados. Muitos pais não só permitem como incentivam esta atitude.

“Pesquisas realizadas em países da Europa e também no Brasil mostram que a idade média da primeira menstruação nas meninas, no início do século passado, variava entre 14 e 15 anos. Hoje a menstruação chega mais cedo, entre 10 e 11 anos. As pesquisas apontam que o motivo pode estar relacionado aos estímulos comportamentais como a erotização precoce proporcionada pelos meios de comunicação e também às mudanças nos hábitos alimentares” (site clinicaplenus.blogspot.com).

Temos o estranho hábito de nos preocuparmos muito com o que virá, não aproveitando o que temos ou somos hoje, e é por isso que jovens e crianças amadurecem antes.. Temos que viver mais o presente, como diz a musica da banda Legião urbana, “é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã”, e não apenas amar, e sim viver, como se não houvesse amanhã..

Por: Lívia Jorge

Nenhum comentário:

Postar um comentário