22 de ago. de 2010

Reportagem: Anorexia


As canadenses, Madison e Andrea, ambas com 15 anos, sofreram esse grande risco, chamado anorexia. Anorexia nervosa é uma disfunção alimentar causada por problemas psicológicos. A pessoa que tem anorexia nervosa é denominada anoréxica, no entanto ela acha que tem um peso acima do normal, mas, a realidade é outra, seu peso pode estar 85% abaixo do normal. Madison e Andrea passaram por dificuldades e chegaram a etapa final da anorexia, quase a beira da morte.

Esther a endocrinologista do hospital freqüentado por Madison e Andrea explica como ocorre à anorexia. “É causada por diversos problemas psicológicos, a partir desses problemas alguns sintomas costumam aparecer, recusa a manter o peso do corpo mesmo seu peso sendo 85% abaixo do normal, medo intenso de ganhar ou perder peso, perturbação da imagem do corpo, ausência de pelo menos três ciclos menstruais consecutivos. A principal consequência da anorexia é a morte, a pessoa anoréxica também pode passar a ter depressão, isolamento entre outras. No entanto, depende dos pais ou pessoas que a cercam perceber a doença e leva - lá ao hospital. Depois desse processo é recomendada uma terapia com psiquiatras”.
A anorexia nervosa afeta primeiramente adolescente do sexo feminino e jovens mulheres, mas em uma porcentagem menor também afeta homens.
Hoje com a grande popularização e polêmica desse assunto, as pessoas podem identificar quando a pessoa está anoréxica, podendo ajuda – lá.


Por: Giovanna Tomazela

Nenhum comentário:

Postar um comentário